Portal de Notícias do RN

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 23 de Junho 2026
Recuperação de veículos no Rio se concentra em áreas controladas por criminosos

Geral

Recuperação de veículos no Rio se concentra em áreas controladas por criminosos

Pesquisa revela que 18% das devoluções ocorreram em seis pontos específicos, com a maioria dos automóveis (95,4%) e motocicletas (64,4%) sendo reavidos em até 72 horas.

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um levantamento recente do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro indicou que, no ano passado, aproximadamente 80% dos veículos roubados ou furtados no estado foram localizados em apenas cinco municípios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Belford Roxo e São João de Meriti.

Os dados coletados evidenciam que a maior parte desses automóveis e motocicletas foi descoberta no interior de comunidades ou em proximidade a regiões sob o controle de grupos criminosos.

O estudo, intitulado "Roubo e recuperação de veículos: padrões de criminalidade no estado do Rio de Janeiro", divulgado nesta terça-feira (23), detalha que das 17.228 recuperações efetuadas em 2023, uma parcela significativa de 18% ocorreu em seis pontos específicos da capital: Chapadão, Pedreira, Juramento, Manguinhos, Parque Arará e Complexo da Maré.

Publicidade

Leia Também:

O ISP ressalta que "os crimes de roubo e furto de veículos estão entre os delitos patrimoniais de maior ocorrência no estado do Rio de Janeiro, gerando impactos que transcendem a perda material imediata ao nutrir mercados ilegais e outras dinâmicas criminosas."

Uma análise aprofundada sobre a distribuição geográfica dos roubos e furtos de veículos revela que 50% dos incidentes na capital fluminense estão concentrados em apenas 4,3% de sua área. Em Duque de Caxias, essa proporção é de 2,6%. Já em São João de Meriti, São Gonçalo e Nova Iguaçu, a concentração das subtrações atinge 12%, 5,2% e 3% da extensão territorial dos respectivos municípios.

A pesquisa também destaca a agilidade na comunicação dos crimes às autoridades, com 92,2% dos automóveis e 91,8% das motocicletas sendo registrados em até três dias. A maior parte desses veículos é reavida rapidamente: 95,4% dos carros e 64,4% das motos são recuperados em até 72 horas.

Conforme o ISP, os padrões de fluxo identificados sugerem trajetórias que podem ser planejadas ou induzidas em direção a locais de receptação, refletindo a existência de redes de transações ilícitas em cada território.

FONTE/CRÉDITOS: Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): © Joédson Alves/Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Sou do RN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR