A Polícia Federal (PF) efetuou a prisão de um cidadão chileno, acusado de injúria racial e homofóbica contra membros da tripulação de um voo internacional. O incidente ocorreu durante a rota entre Guarulhos (SP) e Frankfurt, na Alemanha, em 10 de maio, e a detenção foi realizada na última sexta-feira, dia 15.
Conforme comunicado pela corporação, o passageiro tentou abrir uma das portas da aeronave em pleno voo. Após ser contido pelos tripulantes, ele direcionou a eles ofensas de caráter racial e homofóbico.
“Após a formalização das denúncias pelas vítimas à Polícia Federal, foi instaurado um procedimento investigativo que culminou na decretação da prisão preventiva do indivíduo pela Justiça Federal”, detalhou a PF em seu comunicado.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu uma nota de repúdio veemente, classificando a ação como “conduta violenta, racista, homofóbica e incompatível com os princípios de civilidade e respeito”, praticada por um passageiro do voo LA8070, operado pela companhia aérea Latam.
No mesmo comunicado, a agência informou que só tomou conhecimento do incidente no domingo, dia 17, e expressou solidariedade aos demais passageiros e, especialmente, aos tripulantes envolvidos.
“Para a Anac, são inaceitáveis atitudes discriminatórias e agressivas direcionadas à tripulação, sobretudo em um ambiente operacional onde a segurança, o respeito mútuo e a integridade física e emocional de passageiros e profissionais devem ser preservados de forma absoluta.”
Acompanhe as atualizações da Agência Brasil pelo WhatsApp.
A Anac ressaltou que acompanhará de perto a apuração dos fatos e que adotará, dentro de suas competências legais e regulatórias, as providências cabíveis em colaboração com a companhia aérea e outras autoridades competentes. A conduta do passageiro será rigorosamente analisada conforme as normativas da aviação civil.
Novas regulamentações
O comunicado também enfatizou que, a partir de 14 de setembro, as regulamentações referentes a passageiros indisciplinados no Brasil se tornarão mais rigorosas. Incidentes como o envolvendo o cidadão chileno poderão ser classificados na categoria gravíssima, implicando multa de R$ 17,5 mil e a inclusão do nome do infrator em uma lista de impedimento de embarque.
Registro em vídeo
Em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, o passageiro chileno é flagrado proferindo ofensas contra um funcionário da companhia aérea, enquanto outros membros da tripulação solicitam que ele retorne ao seu assento. Mesmo após ser advertido de que seria desembarcado caso não se sentasse e cessasse os insultos, ele persistiu com as injúrias.
No registro, é possível ouvir o passageiro declarar ter problemas com indivíduos homossexuais e negros. Ele chega a expressar descontentamento com o “cheiro” de pessoas negras e de brasileiros, ignorando os repetidos apelos da tripulação para que se acomodasse. Ao final do vídeo, o homem insulta um dos funcionários, chamando-o de macaco e imitando sons do animal.

Sou do RN
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se