Portal de Notícias do RN

Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 06 de Maio 2026

Justiça

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira

A emissão ou ajuste do documento pode ser feita tanto presencialmente nos cartórios quanto online pelo site do TSE.

Sou do RN
Por Sou do RN
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira
© Paulo Pinto/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Moradores de todo o Brasil têm até esta quarta-feira (6) para solicitar o primeiro título de eleitor ou para acertar a situação cadastral junto à Justiça Eleitoral. Quem não regularizar o documento ficará impedido de participar das eleições de outubro de 2026.

O procedimento pode ser realizado nas unidades dos cartórios eleitorais ou, para aqueles que já possuem biometria registrada, através do sistema de autoatendimento disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ausência do título de eleitor pode acarretar dificuldades em diversas áreas, como a obtenção de passaporte ou carteira de identidade, a posse em cargos públicos e a matrícula em instituições de ensino federais.

Publicidade

Leia Também:

O prazo abrange os seguintes serviços:

  • Solicitação de alistamento eleitoral (emissão do documento inicial);
  • Alteração de domicílio eleitoral;
  • Correção de informações cadastrais;
  • Resolução de outras pendências com a Justiça Eleitoral.

Legislação

Conforme o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, nenhum pedido de inscrição ou transferência eleitoral é aceito nos 150 dias que antecedem o pleito. Por essa razão, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será bloqueado em todas as instâncias da Justiça Eleitoral e nos canais de atendimento online, permanecendo inativo até novembro de 2026.

É fundamental que os seguintes grupos estejam atentos ao prazo final para regularização:

  • Jovens que se alistam para votar pela primeira vez;
  • Cidadãos que se mudaram e precisam atualizar o endereço do título;
  • Indivíduos com o título cancelado ou com pendências judiciais eleitorais;
  • Pessoas que necessitam corrigir seus dados cadastrais.

Ao final das atividades judicantes de terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, reforçou a importância de cumprir o prazo.

"Esperamos que todos que ainda tenham alguma pendência a resolver encarem isso como um objetivo a ser alcançado, dada a relevância das eleições para a consolidação da democracia brasileira", declarou a ministra.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Sou do RN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR